Quebrando o silêncio: Ex-administrador da SCIA Estrutural, Germano Guedes Leal declarou apoio à chapa de Elicacio Calçados para o CCSCIA 2023
O ex-administrador regional do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento da Estrutural, Germano Guedes Leal pegou todos de surpresa na noite desta segunda-feira (25), ao declarar apoio à candidatura do empresário Elicacio de Jesus, o Elicacio Calçados para a presidência do Conselho Comunitário da Estrutural 2023.
Germano Guedes e Elicacio de Jesus são amigos há muitos anos, os dois presidiam o Republicanos, antigo PRB, eles eram presidentes e vice-presidentes da 9° zonal do Guará e Estrutural com forte atuação na politica local.
Em 2018, Guedes desentendeu com a cúpula do partido e seguiu carreira solo para apoiar Ibaneis Rocha na primeira eleição do atual Governador. Em 2019 ao assumir o comando da RA XXV, pediu desfiliação da legenda após nove anos de filiação.
Nas eleições de 2022, ele apoiou Milena Câmara para distrital, pelo (PP) partido da vice-governadora Celina Leão, e Gilvan Máximo para federal, eleito para a ultima vaga das oito cadeiras do Distrito Federal.
Gilvan Máximo é um dos fundadores do Republicanos, o partido garantiu três vagas de federal, Fred Linhares, Júlio Cesar e Gilvan Máximo.
As eleições para o CCSCIA 2023, conta com quatro chapas com previsão de votação no dia 21 de maio de 2023, no Colégio Compartilhado da Estrutural, caso não haver uma intervenção antes pela justiça do Distrito Federal ou Orgão do Código de Ética do Servidor Público do GDF. Se houver ilegalidade constatado no processo do pleito.
O sorteio das chapas aconteceu nesta última segunda feira (24), Elicacio de Jesus ficou com a chapa N° 01. Joab Gomes ficou com a chapa de n° 02, Keila Costa ficou com a chapa de N° 03, Evanildo Macedo ficou com a chapa de N° 04.
Questionado porque apoiar Elicacio, Germano respondeu que sempre teve lado, e que nunca ficou encima do muro, “Elicacio de Jesus é o único candidato que nunca disputou nada na cidade, é momento de levantarmos novas lideranças com caráter ilibado que seja honesto e que trabalhe com seriedade juntos aos órgãos de governo, com um proposto de trabalhar pelo interesse do povo, buscando melhorias por intermédio de emendas parlamentares”. Disparou Guedes.
Ainda, questionado sobre cumprir ou não cumprir o Código de Ética do Servidor Público do GDF. Segundo, Guedes, disse:
"Não irei fazer campanha no horário de trabalho, tenho uma jornada há cumprir junto ao estado, atendendo os interesses dos brasilienses, mas aos finais de semana e nas horas vagas irei pedir ajuda dos amigos e companheiros para dar um voto de confiança neste grupo da chapa 01, Elicacio de Jesus e a Irmã Marta são pessoas que conheço a décadas, e por isso acredito que sejam merecedores da vitória. Outra coisa, sou apenas apoiador não irei disputar e nem participo de Chapa" - disparou Guedes.
Explicando, Fato e a Denúncia aos Orgãos e Poderes Públicos.
Segundo informações, a Defensoria Pública do Distrito Federal DPDF, já acatou o pedido de denúncia e encaminhou para o MPDF de uma moradora da Cidade Estrutural que não é associada ao CCSCIA sobre funcionários em comissão estarem envolvidos e participando do pleito na diretoria executiva do CCSCIA. Ainda, de usar a estrutura do Auditório da Administração Regional do Setor Complementar de Industria e Abastecimento-SCIA com funcionários comissionados envolvidos na eleição comunitária, o principal órgão do GDF da cidade, nas devidas discussões e decisões sobre a regra do Edital da Eleição do Conselho Comunitário da Estrutural - 2023 e de cobrança de taxas no valor de seiscentos (R$ 600,00) reais cobrada pela comissão eleitoral instituída pelos diretores do CCSCIA para cada uma das Chapas registradas que já totalizou em dois mil e quatrocentos (2.400,00) reais, das quatro Chapas habilitadas para disputarem para o custeio da Eleição do CCSCIA. Um deputado distrital da oposição recebeu imagens e vídeos de funcionários em comissão nas reuniões públicas com suposta interferência e prevaricação de funcionários em comissão e prometeu levar os nomes para o governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) a tomar as providências cabíveis. Um outro funcionário em comissão do órgão federal será notificado por ter falado em áudio que sairia candidato ou apoiaria alguém na eleição do CCSCIA no grupo Bigode do Gato. Este poderá ser livre pois não está integrando a nenhuma Chapa e nem usou a estrutura pública para se auto beneficiar, apenas é um apoiador.
Em 2012, aconteceu a mesma situação onde ex-deputada distrital Eliana Pedrosa, fez uma denúncia no plenário da CLDF e Órgãos do Poder Judiciário de funcionários comissionados que prevaricaram usando a estrutura da Administração Regional do Plano Piloto e interferindo na eleição do conselho comunitário da Asa Sul e foram todos punidos na forma da Lei. Vejam a denúncia em plenário na época: https://www.cl.df.gov.br/-/distritais-comentam-eleicoes-no-conselho-comunitario-da-asa-sul, logo após a denúncia da parlamentar foram punidos com exoneração servidores público na época por prevaricação no serviço público por descumprimento da Lei 37.297/2016 e condenados a ressarcir aos cofres públicos a devolver seus salários com juros e correções.
Caso não seja interrompida a eleição até lá com um pedido de mandato de segurança para que não aconteça a eleição do CCSCIA-2023 ou interferência da suposta denúncia do deputado distrital da oposição ao GDF e do encaminhamento da DPDF ao Órgão das entidades do MPDF. O dia da eleição será 21 de maio de 2023. Restamos torcermos que dê tudo certo e aguardarmos os próximos capítulos dessa história onde o grito da DEMOCRACIA é que PREVALECE e PREVALECERÁ. Se houver culpados devem serem investigados e punidos na forma da Lei, e os moradores da comunidade devem serem livres para se candidatar e apoiarem a quem devam serem eleitos para a nossa próxima diretoria do CCSCIA.
"Macaco Velho" nas políticas do DF
O ex-administrador Regional do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento-SCIA Germano Guedes, é experiente em eleições e com um vasto currículo em funções pública, é um velho macaco que não mete a mão em cumbuca. Ele tem ciência e do momento certo de envolvimento na eleição do CCSCIA - 2023. Com certeza! Elicácio de Jesus terá uma experiência e força política da Estrutural nos momentos livres de sua função pública.
Conteúdo do RAOficial
Comentários
Postar um comentário